menu

O Festival

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Gravatá, localizada 84 km da capital Recife, no Agreste de Pernambuco, vai contar com um festival de cinema. Denominado de Kino Minuto, o evento reunirá os mais recentes trabalhos de cineastas de Norte a Sul do Brasil, além de outros países, que participarão das Mostras Competitivas 1 Minuto e 1 Minuto Animação, voltadas para produções de até 60 segundos (1 minuto). A programação contará ainda com a exibição de filmes convidados, por meio das Mostras Criancine (voltada ao público infantil), Pernambuco e Especial.

O evento também abrirá espaço para alunos escolas das redes pública e privada de ensino, que participarão de uma oficina de capacitação a ser ministrada pelo realizador audiovisual Léo Leite. Ao final, os estudantes produzirão curtas-metragens de 1 minuto.

Dessa forma, o projeto colocará Gravatá na rota dos trabalhos voltados ao cinema, pois, além de possuir um relevante potencial cultural e turístico, o município está inserido no Agreste Central, próximo à capital pernambucana, fato que possibilitará um deslocamento mais rápido e tranquilo por parte dos participantes, turistas e demais visitantes que comparecerem ao festival. Dessa forma, o encontro propõe uma clara compreensão dos conteúdos transmitidos pelas produções participantes, afim de que os espectadores possam ampliar o conhecimento e a percepção frente a uma das artes mais requisitadas no mundo.

Outra preocupação do festival é garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, além de mostras com legendas em português, teremos a presença de um profissional especialista na linguagem de libras para ajudar na apresentação do festival.